sábado, 22 de agosto de 2015

Legumes assados

Não há nada mais fácil e mais delicioso que um bom assado de legumes. Meu Deus, o que andava eu a perder!

Nestas férias há dias que me dedico exclusivamente às bricolices e outros em que não saio todo o dia da cozinha!!! Para mim estar de férias é também ter o prazer de ser eu a fazer os meus próprios iogurtes, o meu próprio pão, um bolinho para acompanhar o chá, uma compota com fruta de verdade, um sumo natural de fruta para o lanche ou um gelado para a sobremesa. 

Já andava há imenso tempo a arranjar coragem para fazer um assado vegetariano e uma boa dose de abóbora caseira foi o mote para o experimento. Pois não podia ter sido melhor descoberta. Adorei!

Resolvi experimentar vários legumes para ver o que resultava bem e o que resultava menos bem, por isso abri o frigorífico e coloquei lá tudo o que havia:



- 2 fatias de abóbora cortados aos cubos;
- 1 pimento verde;
-  1/2 curgete;
- 2 mãos cheias de feijão verde;
- 1 tomate;
- 1 pepino;
- 1 batata com pele;
- 1 maçã
- salsa

Fiz um pouco a medo, com receio que os tempos de cozedura fossem diferentes de legume para legume. Uns ficaram mais crocantes que outros e acho que até isso foi uma mais-valia. O feijão verde que era o que eu mais receio tinha de se estragar, ficou muito saboroso e estaladiço.

Para a próxima coloco um tabuleiro bem mais recheado, já que durante a cozedura eles reduzem bastante.

Embora não tenha nenhuma ciência, vou explicar como fiz.

Coloquei os legumes na travessa, temperei com sal e um fio de azeite.

Não coloquei alho, mas se quiserem podem colocá-lo mas com a casca e se acrescentarem beringela devem tirar a casca já que fica dura e elástica depois de assada.

Bons cozinhados!

Sem comentários:

Vê também...

Related Posts with Thumbnails