quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Zero waste: copo menstrual

Hoje venho partilhar convosco o meu pack de higiene zero desperdício.


Pois é, tal como muitas mulheres resolvi mudar para o copo menstrual em detrimento dos tradicionais tampões. 

Durante alguns anos andei indecisa se valeria ou não a pena comprar. Muitas questões me passaram pela cabeça: Será que me vou adaptar? Será aquilo confortável? Como farei quando não estou em casa? Hoje sei que foram anos de conforto dos quais me privei.

Para o meu espanto, logo à primeira utilização, adaptei-me lindamente e já não passo sem ele. Anda comigo na carteira dentro da bolsinha de tecido. Lavo-o a cada utilização com água e sabão ou apenas com água (conforme seja possível) e esterilizo-o no final do ciclo.


Um copo destes dura em média 20 anos e contribui para a redução de inúmeros tampões e/ou pensos higiénicos a cada ciclo menstrual. Se multiplicarmos isso pelo número de anos de vida reprodutiva de cada mulher e pelo número de mulheres que usam o copo, imaginem a quantidade de detritos que estamos a reduzir ao nosso planeta!!!

Mas afinal quais são as vantagem de usar o copo?

Eu consigo enumerar várias, na realidade. Atenção que algumas das vantagem referidas são de foro pessoal e que podem ser diferentes para vocês.

1º - A primeira e a mais óbvia que é a redução de resíduos que vão parar ao aceano ou aos aterros sanitários. Além dos próprios tampões há a referir as embalagens em que vêm guardados, assim como os aplicadores de papel ou de plástico que vêm em algumas embalagens. Se juntarmos o petróleo/água gasto nos transportes dos mesmos para chegarem aos supermercados ou farmácias, concluómos que estamos a reduzir consideravelmente a nossa pegada ecológica;

2º - É do conhecimento geral que os tampões têm muitos químicos que com o uso do copo são de todo evitados;

3º - Não preciso de tirar o copo com a mesma frequência que trocaria um tampão, por exemplo. Quando usava tampões acabava por me esquecer de o trocar com a regularidade desejável que no clímax do fluxo era de poucas horas em poucas horas.
Com o copo coloco-o de manhã e na maioria dos dias só o troco quando chego a casa. É muito conveniente porque posso usá-lo 8 horas seguidas em segurança e sem qualquer tipo de desconforto. 
Para terem ideia como é confortável, há uns meses atrás fui tomar banho com ele colocado (esqueci-me que o tinha) e só horas mais tarde é que dei conta que ainda o estava a usar! Isso não é problemático, porque se ele atingir o limite, vaza, dando sinal de que é preciso substituí-lo.

4º - Não agride as mucosas vaginais. O copo é feito de um material antialérgico que e é efetivamente confortável. Ao fim de 2-3 dias de uso continuado de tampões, era comum sentir-me agredida e com algum tipo de desconforto nas mucosas, pelo sofri um incremento no meu bem-estar quando fiz a mudança.

5º - Posso usá-lo do início ao final do ciclo, havendo muito ou pouco fluxo. Lembro-me daquela angústia de não poder colocar logo um tampão assim que começava com um muito ligeiro sangramento, porque doía a colocar e a tirar. Fazer praia ou desporto nesses dias era sempre desagradável. Agora é ótimo.

5º - É muito barato em relação ao uso de pensos higiénicos ou tampões, porque tem um ciclo de vida enorme. Não precisarei de comprar mais nenhum até ao final da minha vida reprodutiva, a não ser que o perca, pois claro!
Não sei se seguem a série "Orange is the new Black", mas há uns tempos, achei graça à referência dos copos menstruais que passaríam a distribuir pelas reclusas porque a redução de custos prisionais assim ditou. 
Além disso é um ítem que risquei completamente da lista do supermercado.

O meu comprei-o online, no site planetahuerto.pt e neste momento está a custar 18,50€.
Podem ver aqui.

Para a minha higiene íntima passar a ser 100% zero desperdício, optei recentemente por começar a usar em conjunto com o copo, pensinhos diários de tecido (algodão).


 
Há aquela ideia de que são pouco higiénicos, mas na verdade são tão higiénicos quanto a nossa roupa interior que é também ela feita de tecido.

Os pensinhos da foto, comprei-os no Panos da Vera que os faz personalizados com tecidos ao vosso gosto. Eu preferi um pack de 6 pensinhos diferentes com uma prática bolsinha que me custaram 7,50€.

Uso-os em conjunto com o copo, para o caso de haver algum vazamento quando estou fora de casa. Tenho evitado, assim, os pensinhos diários descartáveis que ainda usava.

Não uso pensos higiénicos, mas a Vera também os tem disponíveis em algodão e em flanela, em formato diúrno e uns maiorzinhos para a noite. São muito bonitos, passem lá para confirmar.

Também comprei mais umas coisinhas à Vera, mas isso fica para vos falar noutra acasião. :)


1 comentário:

Anabela Jardim disse...

Já ouvi falar desses copos mas nunca tive curiosidade de usar.tempos modernos e melhores para as mulheres. Fico pensando como devem ter sofrido as mulheres antes dos absorventes higiênicos. Paninhos para lavar ... rsrsrs desculpe mas de triste passa a ser engraçado.

Vê também...

Related Posts with Thumbnails